Secretário Estadual de Habitação Leonardo Picciani, vereador Nel e prefeito Paulada |
Aconteceu em Itaperuna/RJ, no dia 29 de março, a primeira audiência sobre o Plano Estadual de Habitação (PEHIS). O evento foi realizado no Teatro SESI e contou com a participação do secretário Estadual de Habitação Leonardo Picciani, o prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada, o vereador Emanuel Medeiros (Nel), além de prefeitos da região Noroeste Fluminense, autoridades civis, militares e demais convidados.
O encontro na cidade itaperunense foi o primeiro, de outros encontros que acontecerão nos próximos dias. Até o dia 07 de abril, o secretário Leonardo Picciani participará de encontros regionais com os prefeitos do interior do Estado do Rio. Durante as audiências, acontecem oficinas que integram o cronograma de elaboração do PEHIS a ser concluído até final do ano, que permitirá o reconhecimento dos principais entraves na produção habitacional local que dificultam o atendimento ao público alvo de cada município.
Para o prefeito Fernando Paulada é de suma importância essa parceria com o governo do Estado do Rio de Janeiro. “Sempre que solicitamos a atenção do secretário [Leonardo Picciani] ou vamos ao Rio em busca de apoio, encontramos as portas abertas”, diz Paulada. O prefeito ainda destacou as dificuldades que vem encontrando nos primeiros meses de governos, mas garantiu que os problemas estão sendo superados através de muito trabalho.
Escolhido para falar em nome dos prefeitos da região, José Eliezer – Laje do Muriaé – falou sucintamente sobre alguns problemas que a região enfrenta e pediu ajuda ao secretário Estadual de Habitação. “Precisamos muito da ajuda do governo estadual. Esse plano é muito importante para toda a região Noroeste Fluminense e esperamos conseguir atender a nossa demanda”, diz Eliezer.
O secretário Estadual de Habitação Leonardo Picciani disse que estava muito contente pelo fato de a primeira audiência ser realizada em Itaperuna. Ele ainda destacou a necessidade do cumprimento de todas as etapas. “O plano é uma etapa formal que a gente precisa cumprir. É uma oportunidade ímpar para os técnicos avaliarem a situação de cada localidade. Precisamos fazer tudo com planejamento, para que as pessoas possam ter certeza de que quando vier as chuvas, o vento, elas estarão protegidas”, finaliza.
O PEHIS busca identificar as demandas habitacionais de cada cidade e a partir disso oferecer soluções que contribuam para a construção de moradias no estado, garantindo aos municípios o repasse de recursos financeiros das entidades federativas, destinado ao setor habitacional.
A área da habitação em Itaperuna é como outra tantas uma vergonha. Há anos nada é feito para beneficiar os mais humildes, até hoje nada em relação ao programa Minha Casa, minha vida foi feito. De quebra, este secretário Picciani, até hoje não informou o que foi feito daquele cadastro de servidores estaduais que se inscreveram no site da CEHAB Rio e NADA de novo aconteceu. O tal empréstimo consignado habitacional não passou de um factoide político. lamentável.
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirNós brasileiros precisamos acreditar que colhemos o que plantamos.
Planejar hoje é evitar problemas amanhã.
Sucesso para o PEHIS Itaperuna!
Recado de uma arquiteta que tenta elaborar um PEHIS do outro lado do Brasil e espera que ele não vá parar em uma gaveta por negligência dos governantes.