quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Situação do Noroeste continua crítica

Com o nível da maioria dos rios que cortam as regiões Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro acima da cota de transbordo, a situação dos municípios atingidos pela enchente ainda é crítica. Ontem, o governo estadual homologou a situação de emergência decretada pelos sete municípios da região e criou uma força de saúde para atuar nesses casos.

Foto: Itaperuna News
O número de desalojados na região chega a 9251 e 2669 desabrigados, um total de 11.920 vítimas. A secretaria estadual de Governo enviou 75 agentes da operação “Lei Seca” para as regiões afetadas. As equipes foram remanejadas segundo as necessidades de cada uma das cidades. São elas: Campos, Santo Antônio de Pádua, Itaocara, Cambuci, Aperibé, Cardoso Moreira, Italva, Itaperuna e Laje de Muriaé.

Na região Noroeste, de acordo com o coordenador da Defesa Civil  Estadual, tenente-coronel Douglas Paulich, Itaperuna é o município em situação ainda preocupante. Com o solo sa-turado por causa das chuvas, a cidade vem registrando deslizamentos de terra. Segundo  o tenente Douglas, hoje se encerra o prazo para a entrega da documentação que oficializa, em âmbito federal, o estado de emergência dos municípios.

— Após a homologação pelo governo estadual, o mais importante agora é que Brasília reconheça o estado de emergência. Só assim vamos conseguir verba suplementar para a reconstrução e recuperação das áreas alagadas. Hoje (ontem) liguei para Brasília e pedi a prorrogação do prazo por mais dez dias, mas ainda não obtivemos resposta — disse o tenente-coronel.

Em São Fidélis, onde a elevação do rio Paraíba já desalojou 521 pessoas e deixou 122 desabrigados, o prefeito Luiz Fenemê (PMDB) mobilizou todos os setores da administração municipal para socorrer as vítimas. As famílias foram levadas para três abrigos no município. Até ontem, os distritos de Pureza, Colônia e Ernesto Machado eram as regiões mais afetadas.

— Todos estão recebendo os devidos atendimentos, com acompanhamento da secretaria de Bem-Estar e Promoção Social e da secretaria de Saúde — disse o prefeito, destacando que nenhuma família ficará sem assistência.

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil do Estado no início da tarde de hoje, (11), os dados de dasabrigados e desalojados são:

CARDOSO MOREIRA - 4.404 desalojados e 1.368 desabrigados

ITALVA - 650 desalojados e 200 desabrigados

LAJE DO MURIAÉ - 500 desalojados e 15 desabrigados

SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - 0 desalojados e 20 desabrigados

BOM JESUS DO ITABAPOANA- 70 desalojados e 23 desabrigados

VARRE E SAI - 39 desalojados e 0 desabrigados

CAMBUCI - 100 desalojados e 10 desabrigados

APERIBÉ - 600 desalojados e 30 desabrigados

MIRACEMA - 5 desalojados e 6 desabrigados

ITAPERUNA - 800 desalojados e 673 desabrigados

NATIVIDADE - 67 desalojados e 67 desabrigados

ITAOCARA- 0 desalojados e 0 desabrigados

SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA - 350 desalojados e 0 desabrigados

SÃO JOSÉ DE UBÁ - 0 desalojados e 0 desabrigados

SÃO J. DA BARRA - 6 desalojados e 6 desabrigados


Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário