quinta-feira, 5 de abril de 2012

‘Voajante’ Valber, volta ‘voajando’ vida

Há muito, não me arrisco a aventurar pelos difíceis caminhos da poesia. Ainda penso ser mais fácil escrever um romance, dois romances, três... No entanto, ao apreciar o espetáculo “Voajante”, de Valber Meireles e Banda, no último dia do mês de março, no Teatro SESI em Itaperuna/RJ, lembrei-me o quão agradável é ‘respirar’ poesia e, tentarei deixar este texto com uma ‘pitada’ poética.

O multifacetado Valber Meireles, como fora denominado em outra oportunidade, canta “saudade” e me faz relembrar os meus tempos de meninos, embora ele cante as lembranças da infância dele. Mas, como pode?! São infâncias diferentes, diferentes são os lugares, as pessoas e o tempo... Penso, que essa mágica coincidência nos versos e na música do compositor, não tenha explicação. E é bom que não tenha, afinal, nada precisa ser explicado, o bom, é sentir tudo isso.

Divulgação
“Viver, Vivendo” foi um texto que escrevi quando garoto, uma homenagem ao mestre Chico Anysio, que recentemente nos deixou. “Voajando” com Valber Meireles, lembrei-me que outrora fazia versos, não com o primor do amigo multifacetado, mas com o mesmo brilho nos olhos que carrega o músico ‘voajante’.   

Valber “veleja veloz/vazando, vencendo vento/viajando, visitando, valsando/venerando vinho velho/vivendo...”*. Valber Meireles tem um olhar apurado sobre ‘saudade’, ‘vida’, ‘amor’, ‘fé’ e ‘Itaperuna’, musa inspiradora do homem-menino que sempre ‘voajará’. Em breve, o espetáculo “Voajante” será apresentado a todos no formato DVD. Já estamos na expectativa de novamente poder ‘voajar’.  

Redes sociais

A apresentação de Valber Meireles e Banda foi assunto nas redes sociais durante a semana. No Facebook, por exemplo, encontramos dezenas de comentários e diversas outras pessoas que curtiram o show. Confira alguns comentários:  

Rita Marreiros - “Educar mal um homem é dissipar capitais e preparar dores e perdas à sociedade. Porém, você Valber, veio para encantar enquanto canta, para educar a alma do cidadão com a sua poesia, veio para resgatar toda a pureza necessária ao bem viver do nosso povo. Canta amigo, faça sucesso sempre, precisamos da sua forma de educar inovadora. Parabéns! O seu site ficou maravilhoso. Bjos”.

Nynna Manfredo - “Lindo!!! Fiquei realmente emocionada!!! Eu é que tenho que agradecer... Bjos”.

Rosangela Carvalho: “Eu agradeço a oportunidade de ouvi-los. VOAJANTE é um belo SHOW! Tudo aquilo que se conquista não é por acaso... o trabalho, dedicação, desempenho de Valber Meireles e Banda em elaborar suas talentosas apresentações é que torna o povo dessa terra que ele canta e encanta muito feliz. Parabéns!”.

Cléa Felipe:  “Todo trabalho realizado com carinho, só pode render maravilhosos resultados e assim foi! Só ouvi falar delícias do show! Parabéns a todosssss... Sucesso +++++!”.

* Vive, vivendo

Vida,

Vagarosamente vaga vazia,

vetada, vedada, velada,

vacilante, vegeta vaiada,

vergonha vil, vilipendiada.

Vadia vasculha vales, vilas, valas...

Visando versar ventura,

vigiando verdadeira vereda,

valorizando virtude vasta,

volta vencida, volta vazia, volta...

Volta vida! Viva vida!

veleja veloz,

vazando, vencendo vento,

viajando, visitando, valsando,

venerando vinho velho,

vivendo...

Volta, vida!

Viva, vida...


Eusébio Dornellas

Nenhum comentário:

Postar um comentário