quarta-feira, 22 de junho de 2011

Departamento Anti Bullying foi aprovado

Nel, autor da lei que cria o Departamento Anti Bullying/Cyberbulling
A Câmara Municipal de Itaperuna/RJ aprovou por unanimidade, com dez votos a favor, na noite da última quarta-feira (22), em segunda discussão, o projeto de lei de autoria do vereador Emanuel Medeiros da Silva (Nel), que cria o Departamento Anti Bullying/Cyberbulling no município.
O departamento será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, que fica responsável pela criação de uma equipe de trabalho multidisciplinar, além de coordenar as ações educacionais, preventivas e informativas sobre o Bullying e o Cyberbulling entre alunos, professores e responsáveis.
O vereador Nel comemorou a vitória e agradeceu aos demais vereadores pelo apoio incondicional. Para ele, a aprovação do projeto é apenas o começo. “Estamos criando essa lei para tratar de um assunto muito sério. Não podemos deixar que fique na gaveta. Apenas iniciamos nossa luta e contamos com o apoio de todos para que o departamento funcione da maneira que idealizamos”, diz.
Como a lei só foi aprovada agora e não há tempo suficiente para que solicite recursos orçamentários ainda neste ano, o vereador pretende contar com o apoio da Secretaria de Educação, no sentido de organizar e estruturar o que for possível. “Já podemos realizar o cadastramento das escolas e representantes de cada colégio. Acredito que seja possível também a realização de algumas palestras. Vamos conversar com o secretário Borracha, professor que conhece bem os problemas da Educação, para trabalharmos naquilo que for possível”.
Nel pretende agendar uma reunião com o secretário Municipal de Educação José Luiz “Borracha” na próxima semana. 
Dois vereadores dizem não à taxa de lixo
Outro assunto em pauta durante a reunião foi o “fantasma” da cobrança da taxa de lixo que ronda o município desde o início do ano. Dois vereadores se manifestaram contra a cobrança: o presidente da Câmara Paulo César “Contador” e o vereador Nel.
Nel relembrou que no mês de abril participou de uma reunião com a juíza da 2ª Vara Cível de Itaperuna Leidejane Chieza. Na oportunidade ainda estavam presentes o vereador Paulo César, além o advogado Ereci Rosa, assessor Jurídico da Câmara Municipal de Itaperuna e a procuradora Geral do Município Camila Santos. Naquela época, teria ficado acordado com a juíza, que a Prefeitura de Itaperuna apresentaria novos cálculos para realizar a cobrança.
Segundo Paulo César, a reunião ainda não aconteceu.  “A prefeitura está demorando tomar uma decisão. Estou sabendo que já mandaram imprimir novos carnês. Essa taxa não pode ser cobrada esse ano, a não ser que a justiça autorize”, diz. Paulo César disse estar preocupado com a decisão de imprimir novos carnês, sem o parecer favorável da justiça. Ele teme a possibilidade de desperdício do dinheiro público. 
De acordo com o vereador Nel, o Departamento Jurídico da Câmara Municipal de Itaperuna entende que a cobrança da taxa seja irregular. Nel explica que a legalidade da cobrança existe através do STF, mas que precisa de uma lei anterior disciplinando a base de cálculo. 
Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Itaperuna continua na luta contra o Bullying

Nel, autor do projeto de lei que cria o Departamento Anti Bullying

Mais uma vitória foi conquistada nesta segunda-feira (20), no que concerne à luta contra o Bullying na cidade de Itaperuna/RJ. É que por unanimidade, foi aprovado em primeira discussão, o projeto de lei de autoria do vereador Emanuel Medeiros da Silva (Nel), que cria o Departamento Anti Bullying/Cyberbulling no município.

“Conseguimos aprovar o projeto em primeira discussão. Na próxima reunião, é provável que consigamos essa vitória em definitivo para a sociedade itaperunense. Todos os vereadores estão sensíveis à causa e apoiam essa iniciativa. Acho que não vamos ter problemas para aprovar essa lei”, diz Nel.

O vereador ainda disse que após a criação do departamento vai agendar uma reunião com o secretário Municipal de Educação José Luiz Ribeiro, o Borracha, para ver as possibilidades de já começar a trabalhar este ano. “Há algumas iniciativas que podem ser realizadas ainda neste ano. O professor Borracha é extremamente competente e sem dúvidas, irá contribuir bastante com a implantação do departamento”, aposta.

De acordo com a proposta, o departamento será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, que ficará responsável pela criação de uma equipe de trabalho multidisciplinar. O departamento ainda deverá manter cadastro atualizado das unidades de ensino (pública e privada), pois essas unidades deverão indicar um representante, de forma a facilitar o trabalho e a comunicação do Departamento Anti Bullying/Cyberbulling com as escolas instaladas no município.     

Dentre os objetivos e funções do departamento é possível destacar a capacitação da equipe de trabalho, bem como o incentivo à criação de núcleos referente ao assunto dentro de cada unidade escolar; prevenção e combate à prática nas escolas e no entorno; debates sobre as questões éticas e legais envolvidas; orientação de pais e responsáveis sobre como proceder diante desta prática; promoção de campanhas, realização de palestras educacionais e de conscientização.



Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Iniciadas obras no São Mateus

 Caso não haja nenhum imprevisto, a previsão é que as obras sejam concluídas em 90 dias

Começou nesta segunda-feira (13), uma série de obras que beneficiará a comunidade do Bairro São Mateus, em Itaperuna/RJ. Será realizado o serviço de drenagem e pavimentação de paralelepípedos em todo o Loteamento São Mateus, totalizando doze ruas, além da instalação de rede pluvial.

Ainda será asfaltado o final da Rua Benedito Nicolau, que vai do Quiosque do Antônio à E. M. Henriete Morineau (Ciep 264). De acordo com o vereador Emanuel Medeiros da Silva, o Nel, essas obras eram uma reivindicação antiga dos moradores. “A comunidade do São Mateus esperava ansiosa por esse momento. Espero que dê tudo certo e que consigamos cumprir o cronograma”, diz. Segundo Jacinto Licassales, técnico de edificações, a previsão para o término das obras é de 90 dias. “Esperamos cumprir o prazo, caso não haja nenhum empecilho”, adverte.

O prefeito Paulada (D) percorreu todas as ruas do loteamento
O prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, esteve no local e percorreu todas as ruas que serão beneficiadas. Paulada conversou com moradores sobre os problemas existentes e se dispôs a fazer o que estiver em seu alcance para saná-los. Para o prefeito, o início das obras reflete os resultados obtidos – em poucos meses – da atual administração, que se dispôs a enxugar uma série de gastos.

Moradores satisfeitos

O presbítero Marcos Cardoso Dias disse estar satisfeito com o início das obras. “Vai melhorar muito. Vai ficar show!”, diz. Outro morador que também comemorou foi o motorista Renilton Lessa Pimenta. “Estou muito contente. É uma iniciativa importante que vai beneficiar a todos aqui no bairro”, afirma.

Há aproximadamente 50 anos, o militar José Quirino da Silva reside na Vinhosa, São Mateus e imediações. Mais cauteloso, ele prefere ver tudo pronto para então comemorar. “Quando tiver tudo calçado, tudo prontinho, não vamos mais ter problema com barro. Aí vai ficar excelente”, diz.

A professora Elina da Silva, moradora da Vinhosa e que não necessariamente será beneficiada com o projeto, aprovou a iniciativa e espera que outras comunidades também sejam contempladas com investimentos. “É óbvio que nós todos temos nossas prioridades. Mas, acho que eles [administração] estão no caminho certo. Essas pessoas são muito carentes e precisam ser atendidas pelo poder público. Acho que as comunidades mais carentes precisam ser atendidas primeiro”, finaliza.



Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital

Super Bingo em prol da APAE

Acontece no próximo domingo (19), na APAE/NEIPP, situada na Rua José Pereira de Medeiros, 471, Cehab, nas proximidades do Supermix, o Super Bingo da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Itaperuna/RJ. A cartela custa apenas R$ 10 e pode ser adquirida na sede da Instituição. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (22) 3824 4566.

PARTICIPE DO BINGO!

Local: APAE/NEIPP - Rua José Pereira de Medeiros, 471, Cehab (nas proximidades do Supermix)
Data: domingo (19 de junho)

Horário: 10 horas

Valor da cartela: Apenas R$ 10

Outras informações: (22) 3824 4566

Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital

Divulgação

terça-feira, 7 de junho de 2011

APAE em Itaperuna completa 40 anos

Divulgação

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Itaperuna/RJ, precisa de mim, precisa de você, precisa de todos aqueles que possam contribuir com o crescimento da instituição.

Este ano, em agosto, a APAE completa 40 anos de excelentes serviços prestados à cidade de Itaperuna e região, e o melhor presente que a entidade pode ganhar é você! Sua contribuição, sua atenção, ou quem sabe um gesto de solidariedade, que certamente desencadeará a alegria de centenas de famílias.

Hoje, a APAE atende cerca de 300 clientes de 0 a 46 anos, através de atendimento precoce, escola, ambulatório e do Núcleo Educacional Integrado Pré-Profissionalizante – NEIPP – (na Cehab), que prepara os alunos para o mercado de trabalho.

Como contribuir com a APAE?

A APAE possuiu um quadro de sócios que contribuem regularmente. Um funcionário da entidade vai de casa em casa, munido de carnê e apresenta uma proposta aos futuros doadores.

Cada pessoa contribui de acordo com as suas possibilidades e durante o período acordado com esse funcionário. Solicite a visita do funcionário da APAE e combine com ele o seguinte: valor, dia e local para realizar a sua doação.

Outras informações para se tornar sócio-contribuinte podem ser obtidas através do telefone: (22) 3824 4566.

Parceria com a Ampla – De acordo com o presidente da APAE Rubens de Carvalho, o Rubinho, outra forma de contribuição é através do boleto de cobrança emitido pela Ampla. A empresa faz o contato com o consumidor via telefone, perguntando se há o desejo de contribuir com a APAE.

“Às vezes as pessoas nos ligam, perguntando se é realmente para a APAE. É sim! Quando a Ampla ligar o consumidor pode contribuir, caso deseje. O dinheiro entra direto na conta da APAE”, justifica Rubinho.

Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital

Frente Parlamentar de Combate ao Bullying

Reprodução da Internet

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre o real significado do fenômeno bullying, acompanhar e fiscalizar os programas e a políticas públicas governamentais sobre essa e outras formas de violência, manifestando-se quanto aos aspectos mais importantes de sua aplicabilidade e execução, além de promover debates, simpósios seminários e eventos sobre o tema divulgando seus resultados.

O presidente da frente, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), informou que uma das primeiras atividades já realizadas foi o mapeamento de todas as iniciativas e proposições legislativas sobre o tema que tramitam na Câmara e no Senado, para um efetivo acompanhamento. As informações estão postadas no site da frente (www.todoscontraobullying.com.br).

O evento de lançamento será realizado no auditório Petrônio Portela, no Senado, às 16 horas, e contará com a presença de educadores e estudantes de Brasília. Na cerimônia, serão homenageadas pessoas que se destacaram no combate ao bullying, entre elas o apresentador de televisão Serginho Groisman, o procurador da República Guilherme Schelb e o promotor de Justiça de Minas Gerais Lélio Braga.

Também foram convidados parentes de vítimas do massacre da escola de Realengo, no Rio. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital 

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Campanha contra o Bullying em Itaperuna

Divulgação

Em Itaperuna/RJ, os problemas ocasionados pelo Bullying têm sido bastante discutidos nas últimas semanas. Não é difícil encontrar alguém que levante a questão nas rodas de bate-papo, em escolas e igrejas, bem como em outros setores da sociedade.

A forma como a mídia tem abordado o tema, influi de forma positiva no sentido de gerar questionamentos sobre o problema que já não mais está restrito aos grandes centros e que, infelizmente, também afligi as pequenas cidades.

No início do mês de maio, uma equipe da Inter TV – Rede Globo – esteve na cidade realizando uma matéria sobre o Bullying. Na ocasião, uma das abordagens realizada pela equipe foi sobre o projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Itaperuna, referente à criação de um Departamento Anti Bullying/Cyberbulling no município.

De acordo com o autor da proposta, vereador Emanuel Medeiros da Silva (Nel), existe a expectativa que o projeto seja aprovado ainda esse mês. “Ainda não podemos dar certeza de data. O projeto já foi encaminhado para as comissões e, temos a esperança, que seja aprovado o mais rápido possível. Talvez neste mês”, revela. Nel ainda disse que os demais vereadores apoiam a proposta e acredita que todos serão favoráveis na votação.

Nel, autor da proposta
De acordo com a proposta, o departamento será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, que ficaria responsável pela criação de uma equipe de trabalho multidisciplinar. O departamento ainda deverá manter um cadastro atualizado das unidades de ensino (pública e privada), pois essas unidades deverão indicar um representante, de forma a facilitar o trabalho e a comunicação do departamento com as escolas instaladas no município.

“Bullying, tô fora!”– Mesmo antes de a Câmara Municipal de Itaperuna aprovar o projeto de lei, o vereador Nel iniciou uma campanha em seu blog (www.nelvereador.com.br), com o intuito de combater a prática do Bullying através da informação. “A ideia é simples e no primeiro momento será feita através da Internet. Vamos falar sobre o Bullying nas redes sociais, por e-mail, orkut ou blog. Precisamos abordar o problema, para juntos buscarmos soluções”, diz.

A campanha “Bullying, tô fora!” tem como principal objetivo usar o veículo – Internet – que fala diretamente aos adolescentes e jovens. “É justamente nesse ambiente que eles se sentem mais à vontade e buscam mais informação. Na medida que um adolescente percebe que praticar o Bullying é errado, a possibilidade dele passar sua opinião para frente aumenta e, certamente vai usar a Internet para fazer isso”, finaliza Nel.

A campanha prima pela divulgação de notícias que abordam o tema, com o intuito de fomentar a discussão no universo online. 



Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital 

Adolescente que cometia bullying presta serviço

Reprodução da Internet
Primeiro caso de adolescente que cometia bullying na escola foi retratado no Bom Dia. Nesta semana, o adolescente acusado começou a prestar serviço na escola. Serão quatro horas por semana ajudando nas tarefas da escola e participação em palestras de combate ao bullying. Os pais do adolescente também terão de devolver R$ 500 ao jovem que pagava para não apanhar.

Essa foi a medida disciplinar aplicada pela Promotoria da Infância e do Adolescente ao jovem que extorquia dinheiro e praticava bullyng contra o colega de escola. A família da vítima apoiou as medidas.
“Ele errou e acho que ele tem que aprender com o erro. De repente, foi uma situação para que não se torne uma pessoa pior no futuro, mas que se torne uma pessoa melhor a cada dia”, diz o tio da vítima Miguel Gomes Filho.

A mãe do agressor ainda não entende porque o filho agiu dessa forma. “Eu sempre dei carinho para ele e sempre o eduquei bem. Jamais imaginava que ele ia fazer isso”, lamenta a mãe do agressor.

Não era só um agressor que extorquia dinheiro do adolescente. Três jovens já confessaram que ameaçavam esse adolescente e o grupo pode ser maior. O adolescente que praticava o bullyng e a extorsão não tem passagem pela polícia. Em vez de enquadrá-lo como menor infrator e representá-lo judicialmente, o promotor decidiu monitorar o jovem com a ajuda da escola e da família.

“A orientação melhor é essa: que ele seja tratado como indisciplinado e não como infrator. O fato de ele não ter sido representado, não significa que isso foi banalizado”, afirma o promotor de Justiça Sérgio Harfouche. (Fonte: Bom Dia Brasil)

Vídeo:

Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital