quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Vereador Nel solicita reforma da APAE

Vereador Nel continua lutando por melhorias na APAE
Durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, na quarta-feira (29/02), o vereador Emanuel Medeiros, o Nel, solicitou em caráter de urgência a reforma da sede da APAE, no Centro.

“A sede se encontra em péssimas condições. O prédio pertence à prefeitura e quero reiterar minha solicitação ao prefeito. As crianças estão correndo risco, Seu prefeito! E nós, temos que olhar com muito carinho pra essa situação. Tenho certeza que o prefeito vai atender a essa solicitação o mais rápido possível”, diz Nel.

Doação de terreno para a APAE

Mais uma vez o vereador Nel cobrou a doação de um terreno para a APAE. O terreno em questão é onde funciona o Núcleo Educacional Integrado Pré-Profissionalizante – NEIPP – (na Cehab), que prepara os alunos da Instituição para o mercado de trabalho. Parte deste terreno já é da APAE, a outra parte pertence ao município.

Em agosto de 2011, Nel encaminhou ofício à Prefeitura de Itaperuna solicitando a doação do terreno. 

Sinalização na Rua Noêmia Godinho Bittencourt

O vereador Nel solicitou ao Departamento Municipal de Trânsito (Demut) que providencie sinalização na Rua Noêmia Godinho Bittencourt, nas proximidades da Moto Way ao Cemitério São José do Avaí. Para o vereador, o local está mal sinalizado e precisa de melhorias nesse quesito o mais rápido possível. 

Outras indicações do vereador Nel

À Secretaria de Obras: melhoria no teto da capela mortuária situada no Bairro Aeroporto.

À Secretaria de Saúde: solução para a falta de pagamento dos profissionais que atendem à APAE.

À Secretaria de Educação: solução em relação à gratificação dos professores que seria paga no final de 2011. “A documentação que nos foi enviada estava fora do prazo. Precisamos que a Secretaria estabeleça outros critérios para que possamos aprovar o pagamento”, ratifica Nel.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Departamento Anti Bullying volta a ser mencionado na Câmara

Divulgação

Na noite de segunda-feira (27/02), durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, o vereador Emanuel Medeiros, o Nel, autor do projeto que criou o Departamento Anti Bullying/Cyberbullying, voltou a mencionar o projeto.

“Quero aproveitar a presença do secretário de Educação José Luiz ‘Borracha’, e pedir para que ele converse com sua equipe técnica, sobre os detalhes que faltam para começarmos a trabalhar com o departamento. Ano passado, não constava no orçamento, agora, precisamos colocar em prática, pois será de suma importância para a sociedade”, diz Nel.

O departamento será coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, que está responsável pela criação de uma equipe de trabalho multidisciplinar, além de coordenar as ações educacionais, preventivas e informativas sobre o Bullying e o Cyberbullying entre alunos, professores e responsáveis.

Reforma do Posto de Saúde no distrito de Itajara

O vereador Nel também solicitou ao Executivo, que providencie em caráter de urgência, uma série de melhorias no distrito de Itajara, dentre elas, a reforma do Posto de Saúde, contratação de médico pediatra, troca de lâmpadas nos postes daquela localidade, além da inauguração da quadra poliesportiva. De acordo com o vereador, a quadra está pronta, faltando apenas a inauguração da mesma.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Programa de Orientação Vocacional se destaca em Itaperuna

Estudante de Psicologia é autora de projeto pioneiro na região

Em Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, um programa de Orientação Vocacional tem se destacado não só no universo acadêmico, mas principalmente entre adolescentes, que se deparam com difíceis escolhas, cada vez mais jovens.

Naiara Biscácio é só sorrisos. A estudante do 9º período de Psicologia, autora do projeto pioneiro na região, é estagiária de Psicologia Escolar no Instituto Federal Fluminense (IFF - Campus Itaperuna). A Instituição acolheu a proposta da estagiária, iniciando o projeto em agosto de 2011, sob o título de “Profissão é pra Curtir”. O objetivo do projeto é oferecer elementos, por meio de instrumentos e métodos apropriados, para que essa importante escolha seja feita de maneira madura e consciente buscando uma harmonia entre o perfil profissional e pessoal.

“Foram formados dois grupos de 18 alunos do primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio Integrado em Informática e Eletrotécnica. Já a ideia, surgiu a partir de pesquisas na área desde o terceiro período da faculdade. Valorizo muito a atuação do psicólogo Escolar e me apaixonei por Orientação Vocacional, inclusive, gostaria de ter passado por um processo desses quando estava no terceiro ano”, esclarece Naiara. A estudante de apenas 22 anos revelou que pretende trabalhar na área e buscar especializações. “O importante é o crescimento constante. O projeto deste ano já se ampliou enormemente. Preparamos novas atividades que movimentarão toda a escola, inclusive os alunos que não estiverem participando dos grupos de orientação”, destaca.

À esquerda, Naiara Biscácio (autora do projeto); 
o estudante Igor Gaviole; e a pedagoga Gleiciane Soares  
Para Igor Gaviole, aluno do curso de Eletrotécnica Integrada, o bate-papo foi uma das abordagens que chamaram a atenção. “Eu passei a ter um pensamento mais reflexivo e excluí algumas possibilidades. Hoje, eu já sei o que eu quero e o que eu não quero ser”, afirma. Outra questão levantada pelo aluno foi em relação à pressão familiar. “Me considero mais maduro até mesmo para conversar com meus pais. Também me sinto mais seguro nas minhas escolhas. Se puder, gostaria de participar novamente”, diz Igor.    

De acordo com Gleiciane Lage Soares, pedagoga do IFF, o projeto se diferencia consideravelmente de tudo aquilo que ela já tinha visto. “Geralmente a gente via o psicólogo ministrar uma palestra sobre profissões, aplicar uns testes e ficava só nisso. O projeto apresentado pela Naiara leva o aluno a refletir sobre profissão, família, mercado de trabalho, futuro e outras questões. Cada encontro é uma riqueza de propostas, levando o aluno a construir o que ele deseja para si”, destaca a pedagoga.

Programa deverá ser transformado em Projeto de Extensão

Ainda segundo Gleiciane, devido aos resultados obtidos, o projeto vem com uma proposta de Extensão para o ano de 2012, com a finalidade de abrir espaço para a participação de alunos das escolas públicas estaduais. “A gente gostaria que isso chegasse até a comunidade e não deixar restrito aos alunos do IFF”, destaca.

O “Profissão é pra Curtir” é supervisionado pela equipe do NAE (Núcleo de Atendimento ao Educando), formado pelos seguintes profissionais: Maria Carolina Gomes Barbalho (psicóloga); Eloisa Rodrigues dos Santos (assistente social); Gleiciane Lage Soares (pedagoga); Naiara Biscácio (estagiária de Psicologia) e Mariana Madureira Abtibol (assistente em administração), além de Silvana Siqueira (ex-estagiária de Serviço Social).

Naiara Andrade Biscácio: é aluna do 9º período de Psicologia do Centro Universitário São José de Itaperuna (UNIFSJ); estagiária do IFF; estagiária do Hospital São José do Avaí; estagiária da Clínica São José. Também estagiou na empresa Poltex Polido têxtil S.A e na Escola Municipal José Paulo de Mattos Ligiero. Atou em trabalho voluntário em projeto de reforço e apoio escolar e familiar na Igreja Batista Parque dos Ipês.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vereador Nel solicita melhorias para o Recanto dos colibris

Divulgação

O vereador Emanuel Medeiros, o Nel, durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, na quarta-feira (15/02), solicitou melhorias para o Recanto dos Colibris. Segundo o vereador é necessário que seja realizado os serviços de ensaibramento e patrolamento das estradas. Nel também pediu que seja providenciada a troca de inúmeras lâmpadas que se encontram queimadas ou quebradas. 

Faixas de pedestres na Rua Vinhosa

O vereador Nel solicitou ao Departamento Municipal de Trânsito (Demut), que providencie em caráter de urgência, a inserção de faixas para pedestres em dois pontos da Rua Vinhosa. Em frente ao Colégio Estadual Luiz Ferraz e em frente à Igreja Nossa Senhora de Fátima.

Ruas José Maria da Gama, Euclides Poubel de Lima e Lenira Tinoco Calheiros

O vereador Nel também pediu providências à Secretaria Municipal de Obras para sanar os problemas das seguintes ruas:

José Maria da Gama: buraco existente, que teria sido aberto pela Cedae.

Euclides Poubel de Lima: canaletas que precisam ser recuperadas.

Lenira Tinoco Calheiros: retirar os três tambores existentes no local e providenciar o conserto do buraco.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Itajara e demais distritos precisam de mais atenção

Divulgação

Na segunda-feira (13/02), durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, o vereador Emanuel Medeiros, o Nel, mencionou o fato de o distrito de Itajara, bem como os demais distritos do município, precisarem de mais atenção por parte do Executivo.

“Nossos distritos, inclusive Itajara, estão precisando de mais atenção em caráter emergencial. O acesso está comprometido, falta planejamento de infra-estrutura, em determinadas comunidade as questões referentes à Saúde ainda é algo complicado. Enfim, há muita coisa para ser feita”, diz.

Rua Vinhosa precisa de manutenção

O vereador Nel, mais uma vez cobrou da Secretaria Municipal de Obras providências sobre a manutenção da Rua Vinhosa. De acordo com o vereador a via principal de acesso ao Bairro Vinhosa está uma vergonha. Nel pediu que seja reparado o trecho que compreende o Hospital São José do Avaí até o final do Bairro São Mateus.

‘Pela centésima vez, peço que solucione os problemas do São Mateus’, diz Nel

Nel cobra providências ao Executivo

“Pela centésima vez, peço que solucione os problemas do São Mateus”. Assim, o vereador Emanuel Medeiros, o Nel, solicitou ao Executivo que resolva os problemas referente à má conservação das ruas no Bairro São Mateus, bem como as obras que foram iniciadas no Loteamento São Mateus, em junho de 2011, e que ainda não foram concluídas.

“Vou continuar pedindo até que o prefeito ou o secretário solucione esse problema. Principalmente entre o trecho que vai do Quiosque do Antônio até o Ciep do São Mateus. As obras do loteamento também estão paradas. A comunidade do São Mateus está ansiosa pela conclusão das obras. Mais uma vez, fica registrada a minha cobrança”, ratifica Nel. 

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Doação de terreno para a APAE em pauta

A questão foi novamente levantada durante reunião da Câmara de Itaperuna


Divulgação
Na noite de quarta-feira (08/02), durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, a doação de um terreno para a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), foi colocada novamente em pauta. O terreno em questão é onde funciona o Núcleo Educacional Integrado Pré-Profissionalizante – NEIPP – (na Cehab), que prepara os alunos da Instituição para o mercado de trabalho. Parte deste terreno já é da APAE, a outra parte pertence ao município.

O vereador Emanuel Medeiros (PP), o Nel, que em agosto de 2011 encaminhou ofício à Prefeitura de Itaperuna solicitando a doação do terreno, pediu que fosse providenciado outro documento. “Estive reunido com o prefeito Paulada e ele disse que não recebeu o ofício. Peço que outro pedido de doação do terreno seja providenciado, o mais rápido possível”, diz Nel.

Um dos sonhos da comunidade ‘apaiana’ e ter uma sede própria e, o fato de uma parte do terreno não pertencer à APAE, impede a Instituição de obter uma série de benefícios via projetos. “Recentemente o deputado Márcio Pacheco esteve visitando as dependências da APAE e se comprometeu em lutar por verbas para a construção da nova sede, mas para isso é preciso que o terreno seja doado”, reforça o vereador. O deputado Estadual Márcio Pacheco (PSC) é presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência (PPD) da Alerj.

Buraco na Rua Francisco Freitas

Vereador prova que desde o mês de junho de 2011, vem lutando para tentar sanar o problema

Em 15 de junho de 2011, através do ofício 391/2011, o vereador Nel encaminhou ofício (pela primeira vez) à Secretaria Municipal de Obras, solicitando que fosse providenciada a construção de um muro de arrimo no final da Rua Francisco Freitas (Vinhosa), a fim de conter o desmoronamento de parte da referida rua. Ao todo, o vereador encaminhou três ofícios solicitando a construção do muro de arrimo.

Sobre a festa em ‘comemoração ao buraco’ o vereador foi bastante enfático. “Não há por que comparecer a esse modelo de manifestação. Já tinha ido ao local, encaminhei ofícios solicitando providências e continuo correndo atrás de uma solução junto ao prefeito e ao secretário. Essa é uma das minhas funções enquanto vereador. Eu prefiro trabalhar e continuar batalhando para resolver a questão. O prefeito está ciente da situação e prometeu que solucionaria esse problema”, argumenta.

Trânsito na Vinhosa e Rua Ieda Vieira da Gama

O vereador Nel ainda solicitou ao Executivo providências no que tange a limpeza da Rua Ieda Vieira da Gama, na parte alta da Rua Júlio César. Sobre o trânsito na principal rua da Vinhosa, o vereador mais uma vez cobrou providências ao DEMUT (Departamento Municipal de Trânsito), para que seja instalado um semáforo no trevo próximo à Drogaria Modelo.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Convênio estabelece início das obras de tratamento de esgoto em Itaperuna

Em reunião com o presidente da Cedae Wagner Victer, o prefeito de Itaperuna/RJ, Fernando Fernandes – Paulada – assinou convênio que estabelece o início imediato das obras de tratamento de esgoto sanitário no município itaperunense. O investimento total é de R$ 83 milhões, incluindo ampliação e melhoria no sistema de abastecimento de água. O encontro aconteceu na terça-feira (07/02), no Rio de Janeiro.

Estima-se que com a conclusão da obra, o município passe a ter 80% de esgoto tratado. De acordo com Wagner Victer, este é o maior investimento realizado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro em uma cidade do Noroeste Fluminense. Já o prefeito Fernando Paulada disse que Itaperuna é uma cidade privilegiada por receber investimentos dessa ordem. Após a assinatura do convênio, Paulada ligou para Sérgio Cabral, governador do Estado do Rio, e para o vice-governador Luiz Fernando Pezão, a fim de agradecê-los por tão importante projeto.

Implantação do Sistema de Esgotamento

A cidade de Itaperuna não dispõe de sistema de esgotamento sanitário convencional. Algumas residências possuem fossa absorvente ou fossa séptica, porém a maioria lança o esgoto diretamente na rede de drenagem de águas pluviais. Além disso, algumas casas que ficam próximas aos talvegues lançam esgotos diretamente nos mesmos.

A implantação de um sistema de esgotamento sanitário do tipo separador absoluto, com tratamento adequado dos esgotos, de acordo com a legislação ambiental vigente, reduzirá a quantidade de resíduos que hora estão sendo lançados nos córregos e riachos que cortam a cidade e deságuam no Rio Muriaé de forma a diminuir os efeitos nocivos ao manancial e à saúde pública.

Pesquisou-se entre as tecnologias disponíveis no Brasil, aquela que dá ênfase ao tratamento biológico dos esgotos baseado em processos naturais, a fim de tirar partido das potencialidades climáticas da região e fazendo uso de sua capacidade de assimilar os componentes orgânicos e minerais resultantes do processo.

Para a cidade de Itaperuna, a estação de tratamento de esgoto sanitário foi concebida e dimensionada para realizar o tratamento em nível secundário, através da associação em série dos processos biológicos UASB (Upflow Anaerobic Sludge Blanket) e filtros biológicos aerados submersos nitrificantes (FBASN), de forma que cada processo complemente o outro nas suas desvantagens, o polimento do efluente é realizado em um Decantador Secundário, produzindo um sistema completo e auto-suficiente para o que se propõe.

Todo o esgoto coletado e transportado pelas redes coletoras será encaminhado ao interceptor composto de três trechos, o primeiro na Av. Presidente Dutra, o segundo na Av. Senador Francisco Sá Tinoco a e o terceiro nas ruas Lincom Barbosa de Castro e Maria Clara Barroso que leva até a EE IN3.

Decom - Itaperuna, com assessoria da Cedae

Câmara de Itaperuna define comissões na primeira sessão do ano

Durante a primeira sessão da Câmara Municipal de Itaperuna no exercício de 2012, ocorrida na segunda-feira (06/02), foram definidas as comissões de Justiça e Redação Final; Finanças e Orçamento; Obras e Serviços Públicos; Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social. Os dez vereadores estavam presentes, quando foi apresentada chapa única. O resultado da votação não poderia ter sido diferente, dez a zero a favor das comissões.
Foto: divulgação
CONFIRA A FORMAÇÃO DAS COMISSÕES:

Comissão de Justiça e Redação Final
Alexandre Pereira da Silva – PP
Alailton Pontes de Souza – PSDB
Sérgio Bastos Zampei – PSDB

Comissão de Finanças e Orçamento
João Cunha Neto – PP
Alailton Pontes de Souza – PSDB
José Geraldo Esposai – PMDB

Comissão de Obras e Serviços Públicos
Sérgio Bastos Zampei – PSDB
Emanuel Medeiros da Silva – PP
João Cunha Neto – PP

Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Ass. Social
João Cunha Neto – PP
José Geraldo Esposai – PMDB
Carlos Alintor Bandoli Boechat – PSD

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PP confirma Alfredão da Ampla como pré-candidato à prefeitura de Itaperuna

Reprodução da Internet

O Partido Progressista (PP), confirmou na noite de desta quinta-feira (02), no auditório da Capil a pré-candidatura de Alfredão da Ampla á Prefeitura de Itaperuna. Liderado pelo pelo suplente de senador Péricles Olivier de Paula, o evento superou as expectativas reunindo centenas de pessoas. Com o auditório totalmente lotado, um sistema de som foi montado no pátio da Capil para as pessoas que não conseguiram entrar no local.

O ex-secretário de saúde do munícipio, Elias Daruís, destacou em seu discurso os motivos – questões pessoais e profissionais – que o fizeram  desistir da pré-candidatura e declarou apoio total a Alfredão. “Pretendo Alfredão, participar de sua campanha, como se fosse a minha candidatura”.

O ex-prefeito de Itaperuna Jair Bittencourt (PR) destacou a união do grupo político liderado pelo ex-prefeito Péricles. “Muitos estão acreditando que o grupo não ficará unido e hoje demos uma pequena demonstração que estaremos todos unidos em torno da candidatura de Alfredão”.

O suplente de senador Péricles Olivier de Paula destacou em seu discurso a escolha de Alfredão. “Como nosso grupo é grande, vários nomes despontaram como pré-candidatos, mas nós não podemos agir com o coração e sim escolher um nome que possa colocar Itaperuna no rumo certo. Itaperuna precisa de um homem que tenha princípios morais,simplicidade e competência para recuperar o que foi perdido nos últimos anos”.

Alfredão da Ampla muito emocionado, agradeu a presença dos amigos, familiares e militantes que participaram do evento.”Eu não tenho palavras para agradecer meus familiares, amigos e todos vocês que estão presentes aqui. Passei muitas dificuldades na minha vida e acredito que este á mais um desafio que vou conseguir vencer”.

Os vereadores Alexandre da Auto Escola, Nel e João Neto (PP); Cazalito e Moreira da Cedae (PSD) e Dilsão (PSL), também participaram do evento e declararam apoio a pré-candidatura de Alfredão da Ampla.


Fonte: Rádio Itaperuna AM

Foto: Hugo Spinelli (Jornal O Diário do Noroeste)