A UPA está localizada na Cidade Nova, ao lado da Capil |
Dia 11 de julho de 2011. A data que marca a inauguração da UPA em Itaperuna/RJ, entra para a história do município e de toda região Noroeste Fluminense, como uma grande conquista na área de Saúde. A unidade itaperunense é a 42ª UPA implantada no Estado do Rio de Janeiro e tem capacidade para realizar 400 atendimentos diários.
O prefeito de Itaperuna Fernando Fernandes, o Paulada, recebeu o governador do Estado do Rio de Janeiro Sérgio Cabral, o vice-governador Luiz Fernando Pezão, o secretário Estadual de Saúde Sérgio Côrtes, o presidente da Cedae Wagner Victer, o deputado Federal Alexandre Santos e o também deputado Federal Fernando Jordão, além de outras autoridades para a inauguração.
A UPA é um serviço de pronto-atendimento que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana. A unidade está equipada para atender desde pequenas e médias emergências a pacientes graves, até que sejam removidos para um hospital. Os números revelam que as UPAs não só ajudam a reduzir o fluxo nas grandes emergências, como são altamente resolutivas. Até o último dia 05 de julho, dos quase 9 milhões de pacientes atendidos na rede, apenas 49.606 precisaram ser removidos para hospitais, totalizando 0,56%.
O prefeito Paulada ressaltou a parceria com o governo Estadual e agradeceu ao governador Cabral as inúmeras conquistas que a cidade tem alcançado. “É tanta coisa, governador, que nós temos conseguido, que fica difícil até de lembrar. Os 700 apartamentos sociais que vamos construir; a ponte que pretendemos inaugurar esse ano; a Estrada do Contorno que o senhor me orientou a ligar para Brasília para conversar com o deputado Alexandre Santos; a obra da Vinhosa; os R$ 83 milhões para ampliação da distribuição de água e saneamento básico, como disse o presidente da Cedae; enfim, são tantas conquistas que eu só tenho a agradecer”, diz.
Já o secretário de Saúde Sérgio Côrtes passou informações básicas sobre como funciona a unidade. De acordo com ele, a UPA disponibiliza vários serviços, além de possuir consultórios de pediatria, clínica médica e odontológica, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização. Côrtes ainda disse que as UPAs são inauguradas num dia e que logo no dia seguinte, já entram em funcionamento.
O governador Sérgio Cabral enfatizou a importância da implantação das UPAs pelo Estado e ratificou a importância do Governo Federal como parceiro nesta empreitada. Em uma brincadeira com o prefeito Paulada, Cabral disse que não é tão “pidão” como o prefeito (que está sempre indo ao Rio de Janeiro buscar recursos junto ao governador), mas que vem mantendo boas relações com a presidente Dilma Rousseff, a fim de fortalecer o Estado do Rio de Janeiro e, consequentemente, fomentar o desenvolvimento do interior.
O evento, que contou com a presença da maioria dos prefeitos do Noroeste Fluminense, foi bastante elogiado pelo governador Sérgio Cabral, que ainda iria para o município de Miracema. Lá, o governador vai inaugurar uma unidade de serviço do DETRAN, muros de contenção de encosta, posto do SINE (Sistema Nacional de Emprego) e uma piscina térmica do Centro de Convivência do Idoso.
Consultoria em Comunicação – Assessoria de Imprensa – Marketing Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário