quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Nel solicita estudo sobre o trânsito no Bairro Vinhosa

Foto: divulgação

O vereador Emanuel Medeiros, o Nel, durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, em 26 de outubro, mais uma vez mencionou que já solicitou ao Departamento Municipal de Trânsito (Demut), que realize um estudo sobre a possibilidade de viabilizar mão única de direção no Bairro Vinhosa, utilizando as ruas Vinhosa e Júlio César.

“A situação já melhorou bastante e vamos ver se realmente será necessária a implantação do sistema de mão única. O diretor do Demut me informou que primeiro será realizado um teste, proibindo o estacionamento em um lado da rua, no trecho entre o antigo Bar Sete até a Drogaria Modelo. Gostaria de pedir aos motoristas que cumpram as regras de trânsito e respeitem a sinalização”, adverte o vereador.

O vereador solicitou que seja providenciada a pintura de faixas de pedestre próximo ao Colégio Estadual Luiz Ferraz e em frente à igreja Nossa Senhora de Fátima, além da instalação de um semáforo no trevo do Guaritá. Nel pediu também a manutenção, iluminação e a instalação de sinalização de trânsito na Avenida Mourão Filho, que liga o Bairro Vinhosa ao Aeroporto.

Muro de arrimo na Rua Francisco Freitas: o vereador solicitou à Secretaria Municipal de Obras que providencie a construção de um pequeno muro de arrimo na Rua Francisco Freitas. “Vamos resolver essa questão enquanto está fácil de arrumar. Se não resolver o problema rapidamente, aquela rua pode vir abaixo e desaparecer”, alerta. “Estive visitando a parte alta do Bairro São Mateus e peço ao secretário de Obras que arrume aquelas ruas. Por favor, vamos recuperar também as ruas do Morro da Alegria e as pontes sobre o valão da Cehab. Vamos fazer ainda uma limpeza naquele valão para evitar problema com as cheias”, finaliza Nel. 

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Nel pede providências no sistema de iluminação do Ciep

Foto: divulgação

O vereador Emanuel Medeiros, o Nel, durante a reunião da Câmara Municipal de Itaperuna, na última quarta-feira (19/10), solicitou ao Executivo que seja providenciada a melhoria do sistema de iluminação no Ciep do São Mateus. “Fui a todas as salas e verifiquei que a iluminação está horrível”, afirma.

Nel ainda fez uma indicação à Secretaria de Obras, no sentido de arrumar o trecho próximo ao Quiosque do Antônio. “A situação naquele ponto está horrível. Nesses dias de chuva, nem ônibus está passando lá. A população não aguenta mais essa situação! Por favor, arrumem aquele trecho”, desabafa Nel.

Itaperuna já tem Academia Popular ao Ar Livre

Academia Popular ao Ar Livre

Foi inaugurada na tarde de 18 de outubro, no Centro Poliesportivo Edgar Pinheiro Dias, a Academia Popular ao Ar Livre, onde a população pode realizar uma série de atividades físicas gratuitamente.

A academia leva o nome da professora Carmozina Reis do Carmo, “uma justa homenagem a quem sempre representou o esporte itaperunense”, diz o prefeito Fernando Fernandes, o Paulada. Para o prefeito, a academia é mais uma conquista para a cidade. Paulada citou o esporte como uma das alternativas para afastar os jovens do universo da criminalidade.

Nel, Carmozina e Paulada
Eduardo Suisso, secretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, destacou a importância da professora Carmozina para Itaperuna e agradeceu ao apoio incondicional do prefeito, que tem contribuído significativamente com o esporte local.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Emanuel Medeiros, o Nel, também afirmou que a escolha do nome da academia não poderia ter sido melhor e complementou. “Em 17 de março de 2010, através da indicação de número 066/10, nós fizemos uma indicação solicitando a instalação da academia popular e agora, estamos aqui inaugurando”, comemora.

Bastante emocionada, a professora Carmozina Reis do Carmo, relembrou momentos de sua vida, sua trajetória esportiva, bem como momentos – no mínimo desagradáveis – que sofrera no passado. “O negro conquistou o seu lugar, conseguiu o seu espaço em Itaperuna. Hoje, estou vendo que meu trabalho no esporte não foi em vão”, diz Carmozina.

Participaram da solenidade de inauguração autoridades políticas, secretários do município, professores, ex-alunos da professora Carmozina, membros da comunidade e convidados.


Em Itaperuna, a SNCT foi espetacular

O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo

Em Itaperuna, Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), conseguiu envolver mais de 30 instituições de ensino, incluindo ensino técnico e superior. O evento ainda contou com a participação da Defesa Civil, secretarias de Educação, Saúde e Meio Ambiente, dentre outros.

Ao entrar no Ginásio Poliesportivo, o visitante já tinha a certeza que seria tomado por uma série de surpresas. Organização, impecável; comprometimento e o envolvimento de alunos e professores, superou as expectativas; projetos, demonstraram que os alunos não estavam ali simplesmente por causa de alguns pontos e sim, para apresentar ideias inovadoras que contribuem consideravelmente com o século XXI. Resumindo o evento em uma só palavra, espetacular!

Nel acompanhando a
experiência dos alunos 
De acordo com Valber Meireles, subsecretário Municipal de Educação, no ano passado a SNCT reuniu aproximadamente 12 mil pessoas. “Isso mesmo, cerca de 12 mil pessoas passaram pelos nossos estandes”, reforça. O subsecretário revelou que neste ano, existe a expectativa de que esse número seja superado. Para o secretário Municipal de Educação José Luiz Ribeiro (Borracha), o evento ajuda a estimular o interesse dos alunos em buscar cada vez mais o conhecimento. Ele ainda destacou a troca de experiências que a SNCT proporciona.

O prefeito Fernando Fernandes, o Paulada, esteve presente no Ginásio Poliesportivo e visitou todos os estandes. Paulada conversou com professores, alunos e também participou de algumas experiências. Segundo o prefeito, a SNCT desperta a criatividade e estimula os alunos a buscarem mais informação. Quem também visitou os estandes foi o vereador Emanuel Medeiros, o Nel. “Os organizadores estão de parabéns! Essa feira passa uma série de informações, como o cuidado que devemos ter com o meio ambiente, e isso é muito importante pra todos nós”, ressalta Nel.  

Estande da E. M. Águas Claras
Com o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, a SNCT buscou mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Mostrou ainda, a importância da ciência e tecnologia para a vida de cada um e para o desenvolvimento do País. Os dias destinados à SNCT foram de 17 a 23 de outubro. Em Itaperuna o evento aconteceu nos dias 18 e 19 de outubro.



quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Comemoração do Dia das Crianças

O Dia das Crianças foi comemorado em alguns bairros de Itaperuna, interior do Estado do Rio de Janeiro, no último dia 12 de outubro, dentre eles, os bairros Vinhosa e São Mateus. No São Mateus, por exemplo, as festividades aconteceram no campo de futebol daquela localidade. Brinquedos, cachorro-quente, pipoca, refrigerante, algodão doce e diversas outras guloseimas fizeram a alegria da criançada. Fortalecer os laços familiares, além de colaborar com a diversão e momentos prazerosos nas comunidades são alguns dos objetivos dos organizadores.
Foto: divulgação

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Vinhosa terá problemas de trânsito amenizado

Vereador Nel, há bastante tempo vem cobrando soluções para o trânsito no Bairro Vinhosa  

O vereador Emanuel Medeiros, o Nel, que esteve recentemente vistoriando o trânsito no Bairro Vinhosa, juntamente com os técnicos do Departamento Municipal de Trânsito (DEMUT), informou que a partir de amanhã (11/10), começará a ser implantado o sistema permitindo o estacionamento em apenas um lado da Rua Coronel Luiz Ferraz, entre os trechos do antigo Bar Sete até o trevo da Drogaria Modelo.

Foto: dia 11/10/11
“Vamos fazer um teste, para ver se vai dar certo. A partir de amanhã, o pessoal do Demut começa a pintar o meio fio. O estacionamento ficará autorizado somente em um lado da rua. Já pedi ao diretor do Departamento de Trânsito para colocar um funcionário orientando os motoristas. Somente após essas orientações é que as sanções começam a ser aplicadas”, alerta Nel.

Nel ainda solicitou à Secretaria Municipal de Obras que providencie as melhorias necessárias no Recanto dos Colibris.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Cachorros ajudam a diminuir o bullying em escolas

Reprodução da Internet (Foto: Robin Nelson/ZUMA Press/Corbis)

São muitas as escolas que seguem programas especiais a fim de diminuir o bullying. Mas este, adotado por colégios de Kansas City, nos EUA, é inusitado: educadores voluntários estão usando cães treinados para ensinar responsabilidade social às crianças. O programa chama-se No More Bullies e acontece durante uma hora diária, em um período de cinco dias em cada local.

Segundo os voluntários, os animais servem para ajudar os pequenos a continuarem focados e a entender a mensagem. Como eles se identificam facilmente com o cão, é fácil que compreendam a dor de um colega de classe ao ser maltratado quando lhes é pedido para comparar ela à dor de um animal ao ser molestado.

Lições de responsabilidade, compaixão, autocontrole e integridade são passadas aos alunos. O currículo foi desenvolvido há cinco anos pela ex-professora Jo Dean Hearn e tem se tornado bastante popular. As escolas que participaram disseram que as habilidades sociais e emocionais de seus alunos melhoraram muito. Não é à toa que hoje existe uma longa fila de espera entre os colégios para receberem os voluntários no próximo ano.

Revista Galileu